Arquivo | agosto 2012

INSPIRAÇÃO AO DIA

 

Naquele instante de sabor

Desfrutava cores

Importâncias

Submergiu venerou pacificou

Tomou leve

Pincel retratou flores

Das minhas mãos

Talvez lindo jardim

Cores, formas assumiram lugar

Amarelo iluminou

Aqueceu livres mentes

Vermelho nutriu

Constituiu feliz coração

Rosa abrandou

Exalou paz, concepção

E o azul silencioso

Compôs, suave melodia

Que no seu longo abraço

Acalentou alma

Que atenta usufruía

Pintou sintonia

Arte artista

No agradável acolhimento

Esboça harmonia

Reverência o dia

Compreende inspiração

E descreve o prazer e a sua companhia

Mas, e tu Senhor da alegria?

Também criador da harmonia

De onde tirou engenho

Para desenhar o dia?

Júninha Magalhães

O sistema

 

Por Ruth vieira Diniz

Entro no banco pra pagar uma conta e a funcionária do caixa me diz; desculpe senhora, mas o sistema está fora do ar, penso nas palavras da moça e a antiga dicotomia surge na tentativa de explicar o sentimento de impotência diante de um simples pagamento bancário, o sistema é bom? É mal? Eis a questão?

O sistema

Máquinas substituindo e tirando a autonomia do homem de resolver um simples pagamento, restando à moça apenas a tarefa de clicar os botões sem contestar e duvidar, e a nós o que fazer? Não sabemos a quem culpar, responsabilizar e procurar pra resolver o problema, o sistema virtual é soberano e implacável, foi criado com todos os atributos e características humanas: ar, vírus, memória, para substituir e tirar o poder de resolver as situações.

O sistema 1

Na idade média o sistema da igreja era bruto, a santa inquisição determinava o que as pessoas pensavam e faziam e nada fugiam dos crivos rígidos do clero, os mil anos de trevas contribuiu com esmero para a escravidão humana.

O sistema 2

O Renascimento surge propondo o renascer do homem, das artes e da cultura. O iluminismo, movimento que surge com a proposta de ascender às luzes há tanto apagadas, iluminar as trevas, a ignorância os desmandos insanos do sistema político-religioso.

O sistema 3

A história humana é repleta de revoluções e lutas, mortes e guerras onde tantos sofreram e morreram pra defender o ideal de liberdade, igualdade e justiça social. O Sistema atual engole o sistema antigo como a cobra de duas cabeças, apenas atualizando as versões, sutilizando as configurações, utilizando as mesmas características e moldes dos sistemas clássicos, medievais, românticos e todos os sistemas e subsistema criados até hoje, enfim todos com o único propósito o de distrair escravizar o homem

O sistema 4

E aqui hoje diante do caixa do banco na pós modernidade sinto saudades de estudar história do ginásio onde ainda acreditava que podíamos lutar e sonhar.

O sistema 5

Reciclar o lixo

 


É grande a quantidade de resíduos que vão para o lixo que poderiam ser reciclados diminuindo do abuso de recursos naturais.

O que é necessário fazer para proteger e preservar nosso planeta?

Reciclar o lixo

A associação de vontade, desejo, persistência e o exemplo conseguem mais resultados que muitas palestras e é a partir dos três anos que as crianças já podem aprender a separar os resíduos e o porquê separar.

O carinho com o meio ambiente inicia-se dentro das nossas casas e o aprendizado vem do exemplo.

Reciclar o lixo 1

Observando o hábito de separar os materiais vidros, papéis, plásticos, etc. a reutilizá-los e recebendo mais informações sobre reciclagem de materiais na escola a criança cresce respeitando o meio ambiente e criando soluções inovadoras e criativas.

Reciclar o lixo 2

As indicações das lixeiras para selecionar esta em suas cores sendo que:

Reciclar o lixo 3

Azul: para papel e papelão, verde: para vidros, vermelha: para as embalagens de plástico, amarela: para as embalagens de metal e aço, marrom: para os restos de comida, e matéria orgânica, também as lixeiras complementares: para jogar restos de óleo e pilhas.

Com a reciclagem amplia a possibilidade de preservação, evitando dessa forma destruição do nosso meio ambiente.

Reciclar o lixo 4

A regra dos quatro erres e muito utilizada para resumir essa explicação, são eles o reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzindo o lixo, reutilizando as embalagens, reciclando materiais como o plástico é possível recuperá-los e voltar a utilizá-los.

Reciclar o lixo 4

Através do ato da reciclagem é iniciado o respeito pela natureza, entendendo que se podem poupar árvores ou na reutilização dos materiais transformarem em peças de artesanatos como cartões, porta-retratos, enfeites, brinquedos, utilitários domésticos etc. e também promover renda.

Reciclar o lixo 5

Seja você também mais um a abraçar esse conceito, reduza o lixo, recicle, reutilize e recupere nosso planeta.

Santa Inquisição

 

O ódio manifestado na idade média pelas ações da inquisição e recordado em diversos museus onde a crueldade de uma época dirigida aos supostos ladrões e pessoas cujas idéias aborreciam as autoridades a Santa Inquisição eram cruelmente acusados de bruxarias ou adultério.

Santa Inquisição

Daí é que surgiu o dito popular jurar de pés juntos, onde os acusados eram amargamente torturados tendo os pés e as mãos amarrados, tal termo é usado ate hoje para expressar a verdade do que se diz sendo comum dizer eu juro de pés juntos

Santa Inquisição 1

Calcular a quantidade de pessoas que foram violentamente chacinadas simplesmente por que o seu livre pensar contrariava o poder que utilizavam de instrumentos que nos apavoram ate os dias de hoje é reviver infinito instante de crueldades onde pessoas eram barbaramente torturadas para obter confissões que justificassem tamanha atrocidade sendo que as vitimas nem conheciam seu acusadores, não possuíam o direito a defesa tendo como única alternativa confessar e retratar-se renunciando sua fé e aceitar por completo o domínio da igreja católica.

Santa Inquisição 2

Apesar de muitos acreditarem que tais torturas foram enterradas com o passado vejo essa realidade estampada em situações contemporâneas esparramadas pelo planeta e aqui mesmo no Brasil que é considerado um país rico são muitos os que sofrem com a desigualdade social, fome, miséria e quantas mais torturas.

Santa Inquisição 3

será que podemos fechar os olhos mesmo ciente de que a riqueza esta concentrada nas mãos de 10% das pessoas que detêm a renda e justificam a fome, a miséria e a crueldade da desigualdade social acusando o clima seco, inundações, terremotos, pragas e insetos entre outros fatores?

Acreditamos mesmo que todos tenham o direito ao alimento e que mereçam qualidade de vida, afinal vivemos em um país rico economicamente?

Santa Inquisição 4

Erramos quando calamos, erramos quando verbalizamos de forma distante da coerência ou quando não nos colocamos a favor da verdadeira justiça.

Quanto tempo o ser humano precisa para dar o passo rumo à conscientização de si mesmo? Quanto tempo ainda será necessário para que o ser humano seja realmente responsável pelos seus atos? Quanto tempo o planeta e seus habitantes sofrerá torturas?

 Santa Inquisição 5

Enquanto isso não acontece vamos somando novas historias a esse museu de horrores, assistindo o desmatamento criminosamente desenfreado contribuir com a extinção milhares de espécies da fauna, da flora, na poluição das águas, do ar, além do sangue de nossos semelhantes escorrendo em chacinas.

Santa Inquisição 6

Quando lanço meu olhar amoroso sobre o planeta entendo que o ódio e o medo revelado nas ações da Santa Inquisição ainda circulam nas veias de muitos, mas esta na confiança, fé e  coragem de alguns de transformar essa realidade.