Arquivo | setembro 2012

A força formiga de meu amigo Gandhi

 

Sempre gostei de historias, contos, poemas, filme de elegantes navegadores que demonstravam sua força, determinação, sagacidade e capacidade de guerrear em terra ou mar, a destreza para sair de embaraços e de como esses lindos moçinhos sempre vencem no final.

Também aprecio analisar a vida de grandes personagens de nossa historia e para mim é um prazer tão intenso que os tomo carinhosamente como verdadeiros amigos que apesar de serem simples pessoas utilizam-se da extraordinária visível força de uma formiga, como Gandhi por exemplo.

Pêra ai! Comparar o meu amigo Gandhi com uma pequenina formiga?

É verdade, através dos ensinamentos não só do meu, mas de nosso amigo Gandhi aprendemos a desfrutar da nossa força formiga.

A força formiga de meu amigo Gandhi

Consciente ou não, sempre busquei dentro ou fora de mim, formas de fazer uso de tal legado, às vezes penso ser uma maneira romântica de encarar a vida, mas minhas duvidas caem por terra quando observo cenas como essa em que Gandhi pacífica multidões, é nesse momento que compreendo fielmente que é meu dever tomar posse de minha força formiga interior e fazer bom uso dela.

A força formiga de meu amigo Gandhi 1

Segundo Gandhi, esta força serena interior quando bem direcionada pode nos levar a saltos interiores e exteriores, como o de Felix Baumgartner que ambiciona quebrar o recorde, isso é a meu ver ser o protagonista, roteirista e diretor, de seu próprio filme.

A força formiga de meu amigo Gandhi 2

Espelhando-me em meus imbatíveis navegadores aventureiros decidi trocar minhas horas que se limitavam em sonhar enquanto esfregava roupas em um tanque cheio ou de passar cera em pasta no chão imenso ate torná-lo translúcido, onde muitas vezes vi minha imagem cansada e insatisfeita refletida e parece que foi ontem que deslizei pela primeira vez meus dedos nas teclas de um computador e arrisquei meu primeiro contato, curiosa foi buscando intermináveis limites e aos poucos o medo de errar foi ficando pra trás e a liberdade segura comum nas crianças foi ocupando lugar em mim. E entendi que não preciso ser mestre ou cientista da computação para apertar o CTRL Z.

Desta forma decidi escrever, trocar minhas horas por algo que me é prazeroso, porque entendi que artista EU SOU e afinal segundo o grande mestre Gandhi.

A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar

Vou tropeçando hora em concordâncias verbais, hora nas inconstâncias das regras gramaticais e é cambaleando aqui e ali que determinei em fazer da minha vida uma obra de arte.

O bom de me aliar à arte é que através desse universo amoroso de fantasia onde o tudo é possível e o qual também considero um exercício e movimento para minhas atividades cerebrais, como uma brincadeira aonde conversando, hora com Freud hora com Machado de Assis, krishnamurti, Gandhi e tantos outros mestres que me encantam com a sua expressão e me torna a cada instante uma pessoa melhor.

E ponderar, pensar e dividir aqui estudos, enquanto passo a passo conheço suas historias desvendo novas palavras e os seus significados são como portas que se abrem. Não que a verbalização consciente seja fundamentada em regras e conceitos criados por normas e padrões, mas na oportunidade de conhecer a si mesmo, assim como de promover o bem a si a seus semelhantes e ao meio.

Claro que não sou ingênua e sei perfeitamente que a hostilidade existe, mas seu peso não se destaca nem sua importância.

A meu ver a vida é movimento, que pode ser harmônico, sonoro, artístico e estaria sendo desonesta comigo mesma se não embalasse nessa sintonia.

Hoje troquei as ferramentas e ao invés do esfregão utilizo pinceis e cores e encontro semelhanças naquilo que creio e faço com a vida, frases e ensinamentos de meu amigo Gandhi, e faria minhas suas palavras se já não fossem dele, como:

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte

A arte esta relacionada diretamente ao prazer, prazer em ouvir ou compor uma melodia, em escrever ou ler belas historias, e em todas as suas manifestações seja teatrais, plástica ou mais, todos temos a oportunidade de exercer a arte ou tornar nossa existência prazerosa e se deslizo os dedos nessas teclas e relato minhas idéias, faço por que sinto prazer, tornando dessa forma minha vida em obra de arte.

O homem arruína mais as coisas com palavras do que com o silêncio

A atenção no que se diz e nos sentimentos que nos leva a nos expressar é fundamental, tomo como exemplo num eixo interior imaginário onde a energia amorosa ocupa o ponto central e os demais sentimentos ocupam as extremidades, quando nos mantemos nesse ponto central expressamos amorosamente, fora desse centro nos colocamos vulneráveis não somente a ferir, mas a nos ferir, assim como geramos energia amorosa e ela percorre em nosso corpo também a raiva, rancor, magoas, inveja, ciúmes, circulam pelo mesmo caminho, a diferença e que a energia amorosa é curativa, enquanto as demais são corrosivas, chamarei aqui esse eixo imaginário de coração amoroso, e é através da atitude amorosa que estaremos aptos a nos expressar e a ouvir de maneira saúdavel e dessa forma meu amigo Gandhi concluiria:

– Sempre que você tem a verdade ela precisa ser dada com amor, ou a mensagem e o mensageiro serão rejeitados.

– A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos

– Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada. O ontem e o amanhã.

– Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.

– Quem busca a verdade, quem obedece à lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.

– A fé – um sexto sentido – transcende o intelecto sem contradizê-lo.

– felicidade é quando o que você pensa o que você diz e o que faz estão em harmonia.

A força formiga de meu amigo Gandhi 3

A força formiga de meu amigo Gandhi 4

Outra coisa que me chamou a atenção na historia do meu amigo Gandhi esta no fato de tecer suas próprias vestimentas e estimular que todos silenciosamente façam o mesmo, sendo que para cada ponto uma oração, pensando assim bênçãos e transformações estão aqui camuflada em cada teclar num ato simbólico.

Todos têm observados nos noticiários e veículos de comunicação a violência a discórdia desequilíbrio banais. Seria inocência acreditar em um mundo melhor?

Hoje sei que posso fazer o meu mundo melhor e colaborar divulgando meu pensar e desejar que saboreiem das mesmas idéias, afinal.

NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ! A PAZ É O CAMINHO.

A força formiga de meu amigo Gandhi 5

E enquanto deslizo amorosamente os dedos sobre essas teclas, faço minha historia, vivendo e saboreando prazerosamente a liberdade de acertar e errar por mim mesma concedida e se não posso transformar o mundo, transformo letras em poesias, frases em contos, contos em deliciosas historias e em minha fantasia vou ate a Borda do mundo ouvir o som do silêncio, conversar com Deus e talvez meu amigo Gandhi terminasse essa sentença dizendo:

– Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

A força formiga de meu amigo Gandhi 6

Conversa com o amigo pensador Freud

 

por júninha magalhães

 

Conversa com o amigo pensador Freud

Caro amigo Freud considerando legal a forma que expressava suas idéias, coloco-me na tentativa de compreender como seu raciocínio o conduzia.

Em uma de suas citações afirmou:

“Pensar é uma negociação experimental com pequenas quantidades de energia, assim como um move gerais figuras em miniatura sobre um mapa antes de suas tropas em ação.”

Sim Freud, objetivo é alcançado mediante planejamento disciplina e organização, mas que peça errada moveu em seu mapa de figuras quando sugeriu o uso terapêutico da cocaína como analgésico e antidepressivo e é correto movimentar figuras e fazer experimentos com seus semelhantes?

Diante dessa minha acusação talvez você me dissesses:

“Ninguém que, como eu, evoca-se o mais maligno dos demônios meio-domesticados que habitam o peito humano, e procura lutar com eles, pode esperar para vir através da luta ileso.”

Conversa com o amigo pensador Freud 1

Bem Sigmund Freud, sendo mulher talvez possa responder a sua questão que morreu sem encontrar resposta, O que quer uma mulher?

O que nos mulheres queremos é Prazer, simples não é mesmo meu amigo pensador! O mais engraçado é que quem me mostrou essa resposta foi um homem e creio que não somente as mulheres, mas todos os seres que compõe o universo e para concluir isso basta observar a natureza.

Em suas próprias afirmações citava que acreditava que o desenvolvimento psico sexual ocorreria em etapas, de acordo com a área na qual a libido está mais concentrada.

– A etapa oral pelo prazer dos bebês ao chupar a chupeta, que não tem nenhuma função vital, mas apenas de proporcionar prazer.

– A etapa anal pelo prazer das crianças ao controlar sua defecação.

– A etapa fálica que é demonstrada pela manipulação dos órgãos genitais, aonde percebesse que a libido é voltada para o próprio ego, ou seja, a criança sente prazer consigo mesma.

– E assim por diante.

Como vê a palavra prazer é mencionada em seus estudos repetidamente, mas e o prazer pelas cores, pela harmonia, pela melodia, pela boa leitura, pela vida, serão todas fundamentadas no plano sexual?

Falo por mim e acredito que talvez por milhares de pessoas que sentem prazer em dizer um belo e simples bom dia ao um amigo ou vizinho, somente pelo prazer em estar vivo e saudável, e não concordo quando diz que os seres humanos nascem “polimorficamente perversos”, no sentido de que uma grande variedade de objetos possa ser uma fonte de prazer, sem ter a pretensão de se chegar à finalidade última, ou seja, o ato sexual.

Com todo respeito a sua pessoa sua capacidade criativa, por suas obras como psicanalista e fértil escritor, admito que suas teorias psicanalíticas sejam força dominante na psicologia atual e contribuíram para a compreensão da personalidade, para o desenvolvimento humano e psicologia anormal, sei também que enquanto converso aqui com um defunto e questiono suas teorias e se possível fosse reuniria milhares de ouvintes para desfrutar migalhas de suas inúmeras teorias, mas seguindo sua sugerida linha de pensamento, afirmaria que possuía instinto de um Gay já que saboreava de 20 charutos diários que pela forma sugestiva estaria levando um pênis ate a boca.

Aplaudo de pé o método de tratamento “cura pela fala” na qual o paciente discute sobre as suas associações com cada sintoma e, com isso, os faz desaparecer ate porque defendo o uso da palavra consciente, não somente como cura interior, mas como fonte energética transformadora da qual o seu mau uso é capaz de poluir espaços e ferir profundamente almas, afinal como disse o grande mestre no PRINCIPIO ERA VERBO.

Conversa com o amigo pensador Freud 2

Amigo Sigmund Freud como fundador da psicanálise, acredito estar ciente da influencia não somente entre a relação psicanalista-paciente, mas de que a sua postura pode sugestionar seguidores a expressar suas crenças e eu mesma o considero o cara, hiper mega influente mesmo que critique muitas das suas teorias, é que acredito que tenha analisado e se expressado somente pelo mental, ignorando outros valores como peso e medida.

Seguindo a sua linha de pensamento e que hoje se toma como base para diagnosticar comportamentos desajustados diria que a minha suposta rejeição a algumas de suas idéias vem pelo fato de como sendo pessoa influente se achar no direito de pousar para fotos ostentando seu famoso e inseparável charuto causador de sua morte e de quantos tantos outros mais que associam inteligência ao simples fato de segurar um cigarro nas mãos.

Será que como o provedor da terapia aonde procura padrões e eventos expressivos que possa vir a exercer um papel de problemas atuais e excelência em estratégias de pensamentos, não calculou seu declínio e a de milhares de centenas de indivíduos que seguindo seu exemplo morrem acreditando ser inteligente fumar? afinal segundo suas afirmações a mente desenvolve os pensamentos num sistema intrincado de linguagem baseados em imagens, as quais são meras representações de significados latentes que se inter-relacionam através de redes associativas, não seria conveniente incluir em suas teorias, faça o que digo, mas não faça o que faço.

Conversa com o amigo pensador Freud 3

Faço aqui assim como você uma analise e uma auto-análise no intuito de melhorar a minha qualidade de vida e quem sabe de outras pessoas que assim como eu falham na tentativa de acertar e em razão disso apenas perdoam, sei também que a revolução de pensamentos e de idéias que promoveu abriu caminhos para estudos transformando os problemas do ser e de seu inconsciente em desafios universais, com os quais todos os homens deparam e render-me-ia totalmente a sua genialidade se não fosse o fato de que não acredito que semear duvida seja o verdadeiro caminho da sabedoria e sim aquele aonde se saboreia o prazer e o aconchego de uma energia soberana presente no universo capaz de preencher e transformar feridas clandestinas, já que sendo o ser a sua semelhança, É puro.